terça-feira, 12 de julho de 2011

Apetrans e Amo-Pi marcam evento para o Dia do Motociclista

         
          Dia 27 de Julho é comemorado o dia do motociclista e a Associação Piauiense de Educação no Trânsito (Apetrans), em parceria com a Associação dos Motociclistas do Piauí (Amo-PI), realizarão evento educativo no Grande Dirceu.

          O Grande Dirceu concentra uma das maiores frotas de motocicletas registradas em Teresina. Estima-se que mais de 15.000 motocicletas circulam diariamente nas ruas e avenidas da região. A região também possui altos índices de acidentes, carecendo de atividades de conscientização.
          A Apetrans e a Amo-Pi levarão aos usuários motociclistas do Grande Dirceu o mascote Capacetinho, banners com mensagens educativas e o panfleto "Questionário do Motociclista Seguro". Esse questionário possui 25 importantes questões relacionadas com os documentos do condutor e do veículo, os equipamentos obrigatórios e a segurança do condutor e do passageiro. As questões são baseadas no Código de Trânsito Brasileiro e possui apenas duas alternativas: Sim ou Não. As respostas terão um nível de avaliação, onde a soma mostrará se o condutor é ou não um Motociclista Seguro. O questionário dará oportunidade de fazer o motociclista refletir sobre suas atitudes no trânsito e permitirão a eles avaliar o que precisarão melhorar. A distribuição do questionário será realizada por meio de Blitz Educativa.
          Além disso, está sendo programado um evento maior com oferta de cursos, apresentação teatral e sorteio de prêmios. Esforços estão sendo feitos para agrupar empresas e órgãos para um trabalho mais amplo e efetivo. O presidente da Apetrans, Ricardo Borges, declarou: "A intenção da proposta é de fazer órgãos do trânsito e empresas do setor se sentirem responsáveis pelo processo contínuo de educação dos usuários motociclistas. O motivo é que tanto um quanto o outro precisam do usuário para manterem sua estrutura". O presidente da Apetrans lembrou ainda: "Não é vantagem para os gestores ver tantos motociclistas acidentados, pois isso gera despesas milionárias à saúde pública. Assim como não é vantagem para empresas do setor, a propaganda amplamente divulgada de que a motocicleta é o veículo que mais mata no trânsito do estado. Isso poderá, cedo ou tarde, afetar seus negócios". O presidente da Ama-PI, Marcos Rolf acrescenta: "A proposta foi bem elaborada. Possui materiais de campanha, pessoal para realizar as atividades, agora só falta o recurso, que aguardamos vir dos órgãos e empresas com mesmo objetivo".
          Outra atividade programada para o dia 27 de julho será realizada pela Escola Piauiense de Trânsito (EPT) e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-Pi) na APPM (Associação Piauiense de Municípios), onde a Apetrans e a Ama-PI terão a oportunidade de apresentar a proposta "Motociclista Seguro. Trânsito Sem Acidentes!" para dezenas de prefeitos de várias cidades do estado. O evento apresentará palestras e contará com a presença de várias autoridades governamentais do estado e município, inclisive representantes do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito).